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Apostila UFU 2022 Assistente em Administração

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Descrição

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Matérias Abordadas na Apostila UFU 2022 Assistente em Administração:

– LÍNGUA PORTUGUESA I
– NOÇÕES DE INFORMÁTICA
– LEGISLAÇÃO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
– NOÇÕES EM ADMINISTRAÇÃO
– REDAÇÃO OFICIAL
– NOÇÕES DE SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES (SEI)

A Apostila completa para o Concurso foi elaborada seguindo os conteúdos cobrados pela banca no edital do concurso, o que torna o seu conteúdo importantíssimo para sua aprovação.

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Material com Impressão Liberada!
– Edição Oficial 2022
– Formato – Online ou Impressa
– Páginas – 429

Matérias da Apostila

LÍNGUA PORTUGUESA
Ler, compreender e interpretar textos diversos de diferentes gêneros discursivos, redigidos em Língua Portuguesa e produzidos em situações diferentes e sobre temas diferentes. Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos. Analisar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e seus efeitos de sentido. Apreender informações não explicitadas, apoiando-se em deduções. Identificar elementos que permitam extrair conclusões não explicitadas no texto. Integrar e sistematizar informações. Identificar elementos que permitam relacionar o texto lido a outro texto ou a outra parte do mesmo texto. Identificar informações pontuais no texto. Inferir o sentido de palavras a partir do contexto. Identificar objetivos discursivos do texto (informar ou defender uma opinião, estabelecer contato, promover polêmica, humor, etc.). Identificar as diferentes partes constitutivas de um texto. Reconhecer e identificar a estrutura dos gêneros discursivos. Utilizar e perceber mecanismos de progressão temática, tais como retomadas anafóricas, catáforas, uso de organizadores textuais, de coesivos, etc. Estabelecer relações entre os diversos segmentos do próprio texto e entre textos diferentes. Estabelecer articulação entre informações textuais, inclusive as que dependem de pressuposições e inferências (semânticas, pragmáticas) autorizadas pelo texto, para dar conta de ambiguidades, ironias e opiniões do autor. Identificar efeitos de sentido decorrentes do emprego de marcas linguísticas necessárias à compreensão do texto (mecanismos anafóricos e dêiticos, operadores lógicos e argumentativos, marcadores de sequenciação do texto, marcadores temporais, formas de indeterminação do agente). Identificar, em textos dados, as classes de palavras como mecanismos de coesão e coerência textual. Identificar os recursos linguísticos que concorrem para o emprego da língua em diferentes funções, especialmente no que se refere ao uso dos pronomes, dos modos e tempos verbais e ao uso das vozes verbais. Identificar a importância da organização gráfica e diagramação para a coesão e coerência de um texto. Identificar recursos linguísticos próprios da língua escrita formal: pontuação, ortografia, concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, colocação pronominal, estruturação de orações e períodos.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA
MS-Windows 10: controle de acesso e autenticação de usuários, painel de controle, central de ações, área de trabalho, manipulação de arquivos e pastas, compactação de arquivos, uso dos menus, ferramentas de diagnóstico, manutenção e restauração, backup de arquivos, compartilhamento de arquivos e impressoras, utilização do OneDrive. MS-Word 2013: estrutura básica dos documentos, edição e formatação de textos, cabeçalhos, rodapés, parágrafos, fontes, colunas, marcadores simbólicos e numéricos, tabelas, impressão, controle de quebras e numeração de páginas, legendas, índices, inserção de objetos, campos predefinidos, caixas de texto, mala direta, correspondências, envelopes e etiquetas, correção ortográfica. MS-Excel 2013: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão, inserção de objetos, campos predefinidos, controle de quebras e numeração de páginas, obtenção de dados externos, classificação e filtragem de dados. MS-Power Point 2013: estrutura básica das apresentações, conceitos de slides, slide mestre, modos de exibição, anotações, régua, guias, cabeçalhos e rodapés, noções de edição e formatação de apresentações, inserção de objetos, numeração de páginas, botões de ação, animação e transição entre slides. Correio Eletrônico: uso do aplicativo de correio eletrônico Mozilla Thunderbird e Microsoft Outlook 2013, protocolos, preparo e envio de mensagens, anexação de arquivos. Internet: Navegação Internet (Microsoft Edge, Mozilla Firefox, Google Chrome), protocolos HTTP/HTTPS/FTP, conceitos de URL, proxy, links/apontadores, sites/sítios Web, sites/sítios de pesquisa (expressões para pesquisa de conteúdos/sites (Google)). Noções de Segurança e Proteção: Vírus, Cavalos de Tróia, Worms, Spyware, Phishing, Pharming, Spam e derivados. Noções de arquitetura e manutenção do computador: memória, processador, dispositivos de entrada e saída, instalação e configuração de impressoras e outros dispositivos.

LEGISLAÇÃO
Regime jurídico dos servidores públicos civis da União. Lei nº 8.112 de 1990 e suas alterações. Código de Ética Profissional no Serviço Público. Decreto nº 1.171 de 22 de junho de 1994 e suas alterações. Lei da Improbidade Administrativa. Lei nº 8.429/1992 e suas alterações. Processo Administrativo. Lei nº 9.784/1999 e suas alterações.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO
NOÇÕES EM ADMINISTRAÇÃO
1. Administração: conceitos, teorias e tendências. 2. Planejamento: objetivos e formulação estratégica. 3. Organização: modelos, poder e estruturas organizacionais. 4. Motivação, liderança e comunicação nas organizações. 5. Controle: processos, sistemas e instrumentos de controle do desempenho organizacional. 6. Gestão de tempo, recursos e informações.

REDAÇÃO OFICIAL
1. Aspectos gerais da redação oficial 1.1. Panorama da comunicação oficial 1.2. O que é redação oficial 1.3. Atributos da redação oficial 1.4. Clareza e precisão 1.5. Objetividade 1.6. Concisão 1.7. Impessoalidade 1.8. Formalidade e padronização 2. Emprego dos Pronomes de Tratamento 2.1. Concordância com os pronomes de tratamento 3. Correio eletrônico 3.1. Definição e finalidade 3.2. Valor documental 3.3. Forma e estrutura 3.4. Anexos 3.5. Recomendações 4. Coesão textual 4.1. Mecanismos de coesão textual 4.2. Coesão referencial 4.3. Coesão sequencial

NOÇÕES DE SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES (SEI)
1. Introdução 1.1. Acesso ao Sistema 1.2. Elementos da tela inicial 1.3. Recebimento e atribuição de processos 1.4. Inclusão de Anotações 2. Operações com processos 2.1. Criação, abertura e exclusão 2.2. Relacionamento e anexação 2.3. Sobrestamento, duplicação e envio 2.4. Conclusão, Retorno programado e Pontos de controle 3. Operações com documentos 3.1. Criação e edição 3.2. Barra de ferramentas 3.3. Assinatura 3.4. Padrões e modelos 3.5. Documentos externos 3.6. Exclusão e cancelamento 3.7. Manifestação de Ciência 4. Utilização de Blocos 4.1. Assinatura em unidades diferentes 4.2. Consultas 4.3. Visualização de minutas em Blocos de Reunião 4.4. Inclusão e visualização de processos em Blocos Internos 5. Recuperação de informações 5.1. Histórico do processo 5.2. Acompanhamento Especial 5.3. Reabertura de processos 5.4. Exportação de documentos 5.5. Base de conhecimentos e estatística de processos 6. Usuários Externos 6.1. Cadastro 6.2. Visualização e assinatura de processos 6.3. Envio de mensagens eletrônicas


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