A Verdade Sobre a Falta de Tempo para Estudar para Concursos

Você tem certeza de que está sem tempo para estudar?

É super normal darmos a desculpa da falta de tempo para tudo: “não tenho tempo para malhar”, “não tenho tempo para estudar”, “não tenho tempo para passear”.

Uma pesquisa realizada pela ISMA-BR (International Stress Management Association Brasil), entidade internacional dedicada à prevenção e estudo do estresse, aponta que 62% dos brasileiros diz sofrer com a falta de tempo.

E você, sofre com a falta de tempo para estudar?
Tem certeza disso?

Falta de Tempo para Estudar para Concursos

 

A Parábola do Tempo 

Imagine que você tem uma conta bancária e a cada manhã recebe um crédito de R$ 86.400,00. Porém, não é permitido transferir o saldo para o dia seguinte. Todas as noites o saldo é zerado, mesmo que você não tenha gastado tudo. O que você faria?

É lógico que você tentaria ao máximo gastar cada centavo. Todos nós faríamos isso.

Pois você é cliente de um banco chamado “tempo”. Todas as manhãs são creditados 86.400 segundos em sua vida. Porém, em todas as noites o seu saldo é zerado. Não sendo permitido acumular nada do que passou para o dia seguinte.

Como você anda gastando esse crédito que é depositado em sua vida todas as manhãs?

Será mesmo que você não consegue separar um pouquinho desse crédito para estudar e transformar a sua vida?

.

A Verdade Sobre Falta de Tempo para Estudar

Abílio Diniz é um dos maiores empresários do Brasil sendo, atualmente, presidente do Conselho de Administração da Península Participações, presidente do Conselho de Administração da BRF e membro dos Conselhos de Administração do Grupo Carrefour.

Foi sócio da Companhia Brasileira de Distribuição, que inclui as bandeiras de Varejo Alimentar, Pão de Açúcar e Extra, de Atacarejo, Assaí e de Eletro, Ponto Frio (Globex). Também foi sócio majoritário das Casas Bahia, através da sua controlada Globex S/A.

Um homem certamente muito ocupado. Entretanto, quando se trata de controle do tempo, Diniz tem conselhos práticos que qualquer pessoa pode seguir. Segundo ele, a chave está em estabelecer prioridades e dar um tempo antes de aceitar compromissos, aprendendo a dizer NÃO.

Abílio Diniz possui 24 horas por dia, o mesmo tempo que você tem.

Cabe a você definir a sua prioridade. Se você deseja mesmo passar em um bom concurso e transformar a sua vida, determine os estudos como sua prioridade e você verá a Falta de Tempo para Estudar desaparecer!

Falta de Tempo para Estudar Prioridades

.

Mais Tempo para Estudar com Pequenas Mudanças

Falar com os amigos via Whatsapp/Facebook/Twitter pode ser uma diversão inofensiva, mas isso é realmente a sua prioridade? Você precisa mesmo gastar tantos minutos nessa diversão?

Ao trocar seus estudos por alguns minutos diante da Rede Social, você terá definido ela como sua prioridade. São pequenos detalhes, ou seja, poucos minutos que, quando acumulados, somam muitas horas.

Você pode se perguntar: E o meu momento de descanso, não terei? Tenho de deixar de falar com os amigos?

Você pode perfeitamente definir um período do dia para sua diversão. A questão aqui não é deixar de fazer algo, apenas definir sua prioridade; não deixar para depois aquilo que é mais importante. Inverta a ordem e você encontrará tempo para tudo, sem deixar para amanhã o mais importante: estudar para concursos.

,

O Não e o Tempo

Steve Jobs, fundador da Apple, era uma pessoa altamente focada e que todos os dias colocava para Jony Ive, chefe de design da Apple, a mesma questão: “quantas vezes você já disse NÃO hoje”?

Falta de Tempo NãoSegundo Steve Jobs, para você conseguir focar plenamente naquilo que é mais importante, é preciso estar disposto a recusar diariamente inúmeras propostas, oportunidades ou distrações bobas.

Abílio Diniz deu o mesmo conselho ao aprender a dizer não.

E aqui vai o meu conselho: diga não a tudo o que interponha você das suas tarefas prioritárias até que estas estejam concluídas. Se você precisa, por exemplo, estudar Direito Administrativo por uma hora, diga não a qualquer coisa que possa te impedir de realizar sua tarefa principal.

Desligue as notificações do celular, não dê aquela “olhadinha rápida no Face”, esqueça a novela por um tempo. Foque alguns minutos no que precisa ser feito e você verá que tem tempo de sobra para estudar e ainda curtir suas diversões 😉

.

Sua Prioridade: Estudar para Concursos

Os vitoriosos possuem algumas características em comum, como visão de longo prazo, disciplina, dedicação. Se você definir que precisa estudar para ser aprovado em um concurso público, você conseguirá.

Quando queremos muito alguma coisa, a distância se torna pequena, a noite vira dia, um momento se transforma em oportunidade.

Gosto de citar como exemplo um aluno meu que era motoboy e estudava ouvindo áudio aula enquanto fazia entregas. Ele repetia tantas vezes os mesmos áudios que, por fim, memorizou todos!

tempo para estudar concurso

 

Talvez você possa aproveitar o seu tempo dentro de um ônibus/metrô/trem para ler uma aula em PDF em seu celular, ouvir uma áudio aula, assistir um aulão no youtube, etc. São muitas as chances que desperdiçamos quando não enxergamos a oportunidade.

Aproveite o tempo que você tem, mesmo que seja mínimo, e use-o da melhor forma possível. Estabeleça uma meta, ainda que seja curta: hoje vou estudar por uma hora! Pronto, é simples assim.

.

O Planejamento Contra a Falta de Tempo

“Planejar é decidir de antemão qual é e como será a sua vitória” –  Rhandy di Stefano

O desafio aqui é enumerar suas principais atividades e organizar o que você precisa estudar.

Digamos que você escolha/decida estudar para o Concurso do Ibama ou para o Inss

  • Quais matérias preciso estudar?
  • Quantos tópicos preciso estudar por semana?
  • Como poderei estudar isso? Vídeo, Áudio, PDF, Cursinho?
  • Como distribuo as aulas durante a semana ou dia?

É importante dedicar algum tempo para estudar, mas mais importante ainda é absorver o que está estudando. Seu foco não deve estar na quantidade de horas, mas na qualidade do estudo.

Planeje o que você pode fazer e você verá que tudo fluirá com mais facilidade.

.

#Dica Especial

Você pode organizar seus estudos por meio de um Ciclo de Estudos.

Ciclo de Estudos é o método criado pelo grande mestre Alexandre Meirelles e que ficou famoso graças à disseminação de um texto do ano de 2006, chamado: o “Manual do Concurseiro”.

Exemplo de Ciclo de Estudos/Esquemaria

O professor Alexandre Meirelles lista quais são os motivos para o uso desse método. Confira:

  • Você verá várias disciplinas por dia, evitando ficar dias e dias só olhando uma ou duas e esquecendo todas as outras;
  • Será obrigado a estudar as disciplinas que não gosta ou as que sabe menos, evitando o tradicional erro de só estudar o que gosta mais ou o que sabe mais. Garanto que 99% das chances de você ser eliminado em uma prova será em disciplinas que não gosta, e não nas que gosta;
  • Reduz bastante o esquecimento, porque o mantém em contato com várias disciplinas de seu concurso de poucos em poucos dias;
  • Aumenta sua motivação ao ver que está “rodando” mais rapidamente seu ciclo, ou ao menos aumentará sua cobrança pessoal em fazer isso.
  • O cérebro está sempre “fresco” para receber novas formas de raciocínio ao mudar as disciplinas de poucas em poucas horas ou minutos;
  • Por último, o principal: ele que se adapta a sua rotina e não o contrário, você tendo que se adaptar a ele, como no uso dos quadros de horário.

Quer saber um pouco mais sobre o método? Da uma lida no post Ciclo de Estudos – O Método para Concursos

 

E, já que você chegou até o final deste post, posso garantir que você demonstra a principal característica que alguém pode ter para ser bem-sucedido:

— comprometimento

comprometimento com você, com seu futuro, com sua vontade de fazer mais e melhor.

Continue assim, sua aprovação está logo ali.

Bons Estudos!
Juliano Concursos Coach

 

.

Compartilhe BC

5 replies on “A Verdade Sobre a Falta de Tempo para Estudar para Concursos

  • Patricia Lages

    Boa noite, estou estudando para o concurso do CRMV de Goiás e trabalho 8hrs por dia, chegando em casa por volta das 20/21hrs. O problema é que tenho o hábito de dormir cedo e não consigo estudar muito tempo no período da noite.
    A dúvida que tenho é: 2 horas de estudo por dia já daria para passar no concurso?
    O que vocês poderiam me sugerir?
    Obrigada

    Responder
    • Juliano L

      Olá Patrícia, tudo bem?

      Conciliar trabalho e os estudos para concursos não é tarefa fácil e algumas pessoas ainda acreditam que só serão aprovadas em um concurso quando “largarem tudo” e ficarem “só estudando”.

      Isso não é uma verdade absoluta e você não precisa ser tão radical, ok?

      Ter mais tempo disponível para estudar não é, necessariamente, uma vantagem.
      Você precisa, antes de tudo, saber estudar. A maneira como você usa o seu tempo é o fator “secreto” da aprovação.

      Conheço alunos que trabalhavam, estudavam para concursos e ainda faziam faculdade.

      Você já possui um bom tempo para estudar, duas horas de estudo focado é um tempo bem bacana, basta saber usá-lo da melhor maneira.

      Quer aprender a dar “up” em seus estudos?

      Dá uma olhada no artigo que fala sobre os Ciclos de Estudos e aprenda a montar um bom Plano de Estudos.
      Outro artigo bacana é o que fala da técnica de estudo Pomodoro, que é excelente para quem precisa se manter focado e motivado após um dia estafante de trabalho.

      Aplicando as dicas acima, você verá que, aos poucos, o que parecia ser impossível de colocar em prática se transformará, naturalmente, em uma rotina bem normal, nada cansativa.

      Patrícia, espero que tenha compreendido a resposta e que as dicas acima te ajude a estudar de forma correta.

      Agradeço sua participação aqui no site, abraços e bons estudos.

      Juliano L

    • Juliano L

      Que bacana Sidney, fico muito feliz que esteja gostando e aproveitando nossos conteúdos.
      Muito obrigado pelo comentário.

      Bons estudos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *