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Matérias Abordadas na Apostila Professor Adjunto de Educação Infantil SME RJ 2019:

  • PORTUGUÊS
  • MATEMÁTICA
  • LEGISLAÇÃO
  • CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

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Matérias da Apostila

LÍNGUA PORTUGUESA
1. Compreensão de textos contemporâneos. 1.1 Localização de informações explícitas e implícitas no texto. 1.2 Significado de vocábulos e expressões em função do contexto. 1.3 Uso significativo dos diferentes recursos gramaticais no texto. 1.4 Denotação e conotação – figuras de linguagem. 2. Estrutura e formação de palavras; emprego das diferentes classes de palavras. 2.1 Valor semântico de elementos mórficos. 2.2 Uso e função do artigo, dos pronomes e numerais. 2.3 Valor substantivo, adjetivo e adverbial dos vocábulos portugueses. 2.4 Emprego de preposições e conjunções que conferem coesão e coerência ao texto escrito. 3. Relações de sentido entre segmentos do texto. 4. Variação linguística e adequação no uso da língua às situações de comunicação. 5. Ortografia. 5.1 Emprego de letras. 5.2 Acentuação gráfica (conforme o atual Acordo Ortográfico). 6. Flexão verbal – valor semântico de tempos e modos. 6.1 Correlação entre tempos verbais. 6.2. Concordância verbal. 7. Concordância nominal. 8. Regência nominal e verbal – o fenômeno da crase. 9. Uso e função dos sinais de pontuação.

MATEMÁTICA
1. Números reais: Resolução de problemas envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. 2. Divisibilidade: Múltiplos e Divisores. 3. Proporcionalidade: Regra de três simples e porcentagem. 4. Sistema Legal de Medidas: Medidas de comprimento, área, volume, capacidade, massa e tempo. 5. Princípio Multiplicativo. 6. Volumes dos principais sólidos geométricos. 7. Conservação, redução ou ampliação de perímetros e áreas das principais figuras planas usando malhas quadriculadas. Cálculo de áreas e perímetros. 8. Relacionar figuras tridimensionais com suas respectivas planificações. 9. Reconhecer arestas, vértices e faces de um
sólido geométrico.

LEGISLAÇÃO
_______. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, Brasília, 1996.
_______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, capítulo III, seção I, 1988.
_______. Emenda constitucional nº 59 de 11 de novembro de 2009.
_______. Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069), Brasília 1990.
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil /
Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010.
_______. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação. Meta 1 e respectivas estratégias – Brasília, 2014.
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular/ Secretaria de Educação Básica. –
Brasília : MEC, SEB.
_______. RIO DE JANEIRO. Lei nº 6.362 de 28 de maio de 2018, Meta 1 e respectivas estratégias.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
1. Práticas e concepções de Educação Infantil. 2. Currículo na Educação Infantil. 3. Espaço e tempo no cotidiano da Educação Infantil. 4. Observação e registro na Educação Infantil.

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