Pomodoro – A Técnica Revelada para Concurseiros

Você já ouviu falar da Técnica Pomodoro?

Se você tem dificuldade em se concentrar nos estudos ou sua lista de matérias é tão grande que você tem a sensação de que simplesmente nunca vai conseguir estudar tudo, a Técnica Pomodoro pode te ajudar a sair desse ciclo vicioso e aumentar sua produtividade.

A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo. Trata-se de uma ferramenta simples e eficaz para que você gerencie o seu tempo.

Tomate pomodoro

“Pomodoro”, em italiano, significa “tomate”.

A técnica foi desenvolvida no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo, que procurava uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos nos primeiros anos de faculdade.

Ele usou um daqueles cronômetros de cozinha com o formato de um tomate para gerenciar o seu tempo. O cronômetro girava durante 25 minutos, emitindo um som/barulho ao final desse prazo.
Nesse meio tempo, Cirillo se concentrava nas suas tarefas sem interrupções, mantendo-se 100% focado no estudos.

Ao perceber os resultados, Cirillo divulgou sua técnica em 1992.

O Pomodoro auxiliou Cirillo nos seus estudos, além de render ao mundo inteiro uma nova maneira de concentrar os esforços.

Tecnica Pomodoro para estudar

 

Pomodoro – A Técnica Eficaz

A técnica se baseia na ideia de que dividindo o nosso fluxo de estudos em blocos de concentração intensa, conseguimos melhorar a agilidade do cérebro e estimular nosso foco. Em outras palavras, otimizamos nossa gestão do tempo e ficamos mais eficientes.

O Pomodoro é bem interessante para evitar a procrastinação (afinal, um Pomodoro só dura 25 minutos, é relativamente fácil controlar a ansiedade pra não mexer no celular por esse tempo, né?) e é boa para quem precisa de uma ajudinha pra se concentrar.

Ele é um suporte eficiente para nos ajudar a fazer uma coisa que a nossa mente já deveria ser capaz de fazer sozinha: se concentrar nos estudos, e apenas nele, nem que seja apenas por alguns minutos.

O Pomodoro é útil para estudar, trabalhar, ler ou fazer qualquer atividade em que você precise se focar por mais do que alguns poucos minutos.

 

Técnica Pomodoro – Como Funciona

O funcionamento é bem simples: Um Pomodoro é um ciclo de estudos focado que dura 25 minutos. Durante esse tempo, não se pode fazer nada além daquela tarefa planejada (estudar).

Caso tenha vontade de levantar para beber água, anote num papel “beber água” – assim que seu ciclo de 25 minutos terminar, estará liberado para beber a água.

Ao final de cada Pomodoro, você faz um descanso curto obrigatório. Coisa de 5 minutos, no máximo 10 minutos.

Ao final do 4º Pomodoro consecutivo temos um long-break (pausa longa) de 15 a 30 minutos. Funcionando como um sistema de estímulo e recompensa.

pomodoro-concursos-2

 

O Que Você Precisa para Começar

Você precisa de um timer, um papel e uma caneta. Na falta de um cronômetro/timer físico de cozinha, há aplicativos para smartphone/tablet e também para computador que substituem bem.

Dá uma olhada nos sites: Tomato TimePomodoro Time, Google PlayItunes. Tem até extensões de navegadores disponíveis no Google Chrome e Firefox.

Resumo Prático:

  • Faça uma lista com as matérias que você precisa estudar (isso te ajuda a estabelecer um foco)
  • Programe o cronômetro/timer para 25 minutos
  • Estude sem interrupções (desligue a tv/rádio ou as notificações do celular para não te distrair)
  • Quando o terminar o Pomodoro, faça uma pausa de 5 a 10 minutos.
  • Retome o estudo depois da pausa por mais um Pomodoro (25 minutos)
  • A cada quatro Pomodoro, faça uma pausa mais longa: 15 a 30 minutos

Repita isso todos os dias que precisar estudar.

celular-pomodoro-25-minutos

 

Mas, e quando a pausa atrapalha a minha concentração?

Às vezes, estudantes ficam imersos em sua leitura ou aula. Nesses casos realmente o alarme e a pausa podem atrapalhar a concentração. Que tal tentar encontrar o melhor tempo para você? Faça testes e adapte o tempo à atividade que estiver fazendo.

Lembre-se: o melhor método de estudo é aquele que se encaixa perfeitamente a você.

 

Veja também:

 

Atenção Especial para Redação

Para atividades que exijam um esforço criativo maior, como fazer uma redação, esse método pode não funcionar.

A “inspiração” para criar um texto nem sempre aparece na hora que a gente quer, muito menos quando o tempo é limitado a 25 minutos. Estender esse prazo pode dar mais certo, uma vez que as próprias bancas de concursos recomendam reservar no mínimo 1 hora para a produção do texto.

 

E quando alguém me interromper?

Uma das regras mais importantes da Técnica Pomodoro é que você deve evitar e gerenciar as interrupções que acontecem. A técnica diz para evitar ou ignorar interrupções externas até o fim do Pomodoro.

Existem dois tipos de interrupções que você precisa gerenciar: internas e externas.

As interrupções internas são todas aquelas que partem de você, por exemplo: você sente sede, vontade louca de  pedir uma pizza, etc. Todas as interrupções internas devem ser deixadas para depois, a não ser que seja de extrema urgência.

As interrupções externas são todas aquelas que partem do ambiente, por exemplo: aquela notificação no celular avisando que um email chegou, você foi cutucado no Face ou mais uma corrente foi recebida no grupo do whats.

Todas as interrupções externas também devem ser deixadas para depois, a não ser, claro, que seja de extrema urgência. O Pomodoro serve para focar e não para inserir você em uma bolha.

Segundo o Francesco Cirillo, a maioria das interrupções podem ser deixadas para depois porque dificilmente alguma coisa é tão urgente que não pode esperar um Pomodoro terminar, afinal, um Pomodoro só dura 25 minutos!

 

Experimente. De forma geral, acho a Técnica Pomodoro interessante e divertida.

Gostou da técnica? Você já utilizou algum sistema parecido?

Deixe um comentário e conte sua experiência 😉

 

.

Compartilhe BC

2 replies on “Pomodoro – A Técnica Revelada para Concurseiros

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *