PGDF: O Que Cai na Prova

A PGDF já está com as inscrições abertas para o seu concurso PGDF 2020. O edital oferta 100 vagas imediatas divididas entre os cargos de Analista Jurídico e Técnico Jurídico. No total, são 57 vagas para Analista Jurídico (nível superior) e mais 43 vagas para Técnico Jurídico (nível médio).

A Prova da PGDF

Os candidatos de nível médio e superior realizarão as provas objetivas no dia 22 de março de 2020, nos horários da manhã e tarde. A prova será composta de 120 questões do tipo certo e errado.

Os candidatos serão reprovados se tirarem nota inferior a 10 pontos na prova de conhecimentos básicos P1, inferior a 21 pontos na prova de conhecimentos específicos P2 e nota inferior a 36,00 pontos no conjunto de provas.

Como dito anteriormente, o julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o que foi cobrado no que se refere o item.

Haverá, na folha de respostas, para cada item, dois campos de marcação: o campo designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item CERTO, e o campo designado com o código E, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item ERRADO.

Para obter pontuação no item, o candidato deverá marcar um, e somente um, dos dois campos da folha de respostas.

O candidato deverá repassar as respostas das provas objetivas para a folha de respostas, que será o único documento válido para a correção das provas.

O Cebraspe disponibilizará o link de consulta da imagem da folha de respostas dos candidatos que realizaram as provas objetivas no endereço eletrônico abaixo, em até cinco dias úteis a partir da data de divulgação do resultado final nas provas objetivas.

Link do Cebraspe

https://www.cebraspe.org.br/concursos/pg_df_19

O que cai na Prova da PGDF

As provas contarão com conhecimentos básicos e específicos.

Conhecimentos Básicos

  • Língua Portuguesa: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
  • Conhecimentos sobre o Distrito Federal: 1 Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), instituída pela Lei Complementar nº 94/1998 e suas alterações.
  • Legislação: 1 Lei Orgânica do Distrito Federal. 1.1 Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. 1.2 Organização do Distrito Federal. 1.3 Organização Administrativa do Distrito Federal. 2 Lei Complementar Distrital nº 840/2011 e suas alterações (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais). 3 Decreto Distrital nº 37.297/2016 (Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo). 4 Decreto Distrital nº 36.756/2015 e suas alterações (Sistema Eletrônico de Informações – SEI). 5 Lei Complementar nº 395/2001 e suas alterações (organização da Procuradoria-Geral do Distrito Federal).

Para conferir o Conteúdo de Conhecimento Específico de cada cargo, é necessário acessar o Edital, a partir da página 26 até a página 42.

Se preferir, confira o conteúdo completo do Cargo de Técnico Jurídico no link da Apostila PGDF 2020

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *