O que faz: Agente Administrativo

O que faz: Agente Administrativo

O Agente Administrativo executa diversas atividades que envolvam a interpretação e aplicação das leis e normas administrativas; redigir expediente administrativo; proceder a aquisição, guarda e distribuição de material; praticar outros atos correlatos que lhe forem atribuídos. Realizar as atividades de arquivo, recebimento, controle e envio de documentos, usando os recursos existentes nas unidades administrativas. Prestar atendimento ao público interno e externo, com habilidade no relacionamento pessoal.

O que faz Agente Administrativo

Salário

Média salarial de R$ 2.000,00

,

Escolaridade Mínima Exigida

Nível Médio Completo

.

Mercado de trabalho na Área Pública

O profissional pode atuar em diversas setores ou empresas públicas, sendo seu provimento através de concursos. Um bom exemplo é o cargo de Agente Administrativo da Polícia Federal, que tem como principais atribuições estar em torno de atividades administrativas como contato com as autoridades de diversas hierarquias e o auxílio em atividades que visam a implementação de leis, regulamentos e normas referentes à administração geral e específica.

É importante lembrar que um Agente Administrativo da PF, apesar de atuar em um órgão policial não é um policial e que também esse profissional não terá porte de armas.

Agente Administrativo da PF.

O dia a dia de um Agente Administrativo

O Agente Administrativo exerce importante cargo para determinada empresa pública ou órgão.  Ele é o profissional responsável por ajudar os outros profissionais da área administrativa, financeira e de logística da empresa ou organização.

O Agente administrativo no serviço público está em constante contato com autoridades e precisa ser organizado, para atuar com planejamento em grau auxiliar e pesquisas preliminares. Por conta disso, é necessário ter ótimas noções da língua portuguesa, para pôr em prática durante a criação de redações, requerimentos, cartas comerciais, ofícios, telegramas, entre outros padrões da redação oficial.

O profissional também precisa ter bom domínio das relações humanas, visto o contato direto com dezenas de pessoas, e para auxiliar na supervisão dos trabalhos que envolvem a aplicação de técnicas pessoais,  métodos e material desenvolvidos pela equipe de trabalho.

 

História de Sucesso

Após 10 anos e 30 reprovações, jovem realiza sonho e consegue tão sonhada vaga de Agente Administrativo da PF:

O famoso ditado: “quem acredita, sempre alcança” se encaixa muito bem na história de vida da concurseira Gabriela Melo, de 30 anos, que sonhava com uma vaga na Polícia Federal.

Ela demorou 10 anos e teve 30 reprovações em concursos públicos até conseguir ser aprovada no concurso da Polícia Federal e assumir o cargo de agente administrativo da PF, em 2014.

Para se ter uma ideia do tamanho da conquista de Gabriela, o concurso da PF de 2014 teve mais de 32 mil candidatos para 23 vagas de nível médio, uma concorrência média de 1.399,35 candidatos por vaga.

Entre as 30 reprovações estão os concursos: Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil do Distrito Federal, Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), Agência Nacional do Cinema (Ancine), Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Petrobras e Ministério do Trabalho e Emprego.

Portanto, não desista, estude firme e conquiste seus sonhos!

,

Cargos relacionados a Agente administrativo

• Auxiliar Administrativo

• Assistente Administrativo

• Administrador

Veja os Concursos Abertos para o cargo de Agente Administrativo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *