Dicas Cespe/UnB – Os Segredos para sua Prova【com Brinde Grátis】

Seu concurso será realizado pelo Cespe/UnB?

Então prepare-se! O Cespe/UnB é uma das bancas organizadora mais temidas e considerada super difícil pelos concurseiros. Ela é conhecida por ter um modelo de provas bastante peculiar, aplicando questões de certo ou errado, onde uma questão assinalada incorretamente anula uma correta. ‘Chutar’ uma questão na prova do Cespe pode ser muito arriscado. Você pode perder pontos preciosos e até mesmo ficar de fora da classificação.

E aí, quer encarar esse desafio?

Veja agora algumas dicas práticas para mandar bem na prova do Cespe/UnB (Cebraspe). Você ainda terá uma surpresa bem bacana no final do artigo, garanto que você vai gostar 😉

 

Dicas Cespe Cebraspe

 

Quem é o Cespe/UnB (Cebraspe)

.
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), denominado Cespe, foi qualificado como Organização Social (OS) em 19 de agosto de 2013, com a assinatura do Decreto n.º 8.078 pela Presidenta Dilma Rousseff.

É uma das bancas organizadoras mais importantes e respeitadas do país,  ganhando destaque ao longo dos anos por promover os principais concursos públicos da esfera Federal como: INSS, Abin, Banco Central, Anatel, TCU, IBAMA, CEF e muitos outros.

 

Qual o “Problema” do Cespe?

.
O Cespe/UnB possui dois formatos de cobrança das questões: o primeiro formato, e principal, é o famoso “Certo ou Errado”. O outro formato é o que mais estamos acostumados a enfrentar em provas, a chamada “Múltipla escolha”.

A banca até utiliza a modalidade de múltipla escolha, mas na grande maioria das vezes suas provas oferecem apenas duas opções de resposta: Certo ou Errado.

O Cespe também possui dois sistemas de correção de prova: 1×1 e 2×1.

  • 1×1 – Quando uma questão que você errou, anula uma que você acertou;
  • 2×1 – A cada dois erros cometidos por você, um acerto é anulado.

cespe-certo-errado

O “problema” é que cada questão que o candidato erra, ele anula uma questão correta no modelo 1×1 ou dois erros anulam uma correta no modelo 2×1.

Ou seja: Errou uma ou duas questões? O Cespe/UnB eliminará uma questão que você respondeu corretamente.

 

Cespe e o Chute 

.
Chutar não costuma ser uma opção inteligente em provas do Cespe/UnB. Em uma prova com 120 questões por exemplo, a probabilidade é de que o Cespe/UnB disponha 60 questões com gabarito “certo” e 60 “errado”. Os seja, se você “chutar” a prova inteira, terá 50% de chance de acertar cada questão.

Mas se você acertar 60 questões, vai errar outras 60, e aí sua nota será 0 (Zero). Resumindo: não adiantou nada você chutar a prova inteira.

Ao usar o sistema de punição de erro, o Cespe “manipula” a sua mente, fazendo com que você evite o chute para não correr o risco de perder uma resposta certa. Com isso, você acaba deixando as questões em branco para não perder pontos.

O problema é que, se você deixar muitas questões em branco, poderá não atingir a pontuação necessária para ficar entre os melhores colocados no concurso. Nessa hora, o chute é necessário.

 

Como chutar nas provas do Cespe

,

  • Chute #1 – Você encontrará na folha de respostas do Cespe/UnB as opções: “C” e “E”, ou seja, Certo ou Errado.
    Se você marcar uma das opções errado ou ficar na dúvida na resposta que deu, marque as duas opções da folha de respostas.
    Isso significa que você não pontuará e nem perderá ponto, pois a questão estará sendo anulada. Veja o exemplo abaixo:

Cespe Chute

 

  • Chute #2 – Essa é uma alternativa para a dica anterior e “chutar” algumas questões que você não respondeu e tem certeza que não consegue responder. Após preencher a folha de respostas, conte a quantidade de itens que você marcou C e os que assinalou E.

Por exemplo: você respondeu 100 questões e deixou 20 em branco. Após contar as 100 questões já respondidas, você identifica que 60 questões foram marcadas com E e 40 questões foram marcadas com C.

Observe que há um número bem maior de alternativas E em relação às C.

Se a prova tem 120 questões, a tendência é que no gabarito haja 60 E e 60 C. Sendo assim, você pode assinalar C em todas as alternativas em branco. A probabilidade é de que você acerte a maioria dessas 20.

Se você acertar 11 e errar 9, você ganhará 2 pontos.

Particularmente, prefiro seguir a Dica #1, pois vale a pena deixar a questão em branco ou fazer uma marcação dupla para não perder ponto. Já que, neste cenário, a probabilidade de errar e perder pontos são grandes.

Uma matemática muito simples e bacana, apresentada pelo Fernando Mesquita em seu blog, mostra que, se você está com pontuação para ser aprovado e chuta mais do que deveria, pode acabar fora da zona de classificação.

Para compreender como funciona, confira a tabela que compara o desempenho de um candidato em uma prova com 120 questões:

Dica Cespe 1 e 2

No cenário 1, o candidato respondeu somente aquilo que sabia, ou seja, não chutou nenhuma questão. Ainda assim, ele errou 5 questões. Sua pontuação final será 80, o suficiente para ser aprovado (e bem classificado) na maioria das provas.

No cenário 2, ele responde todas as questões. Mas ele ainda é o mesmo candidato, ou seja, não sabe o que não sabe. Ainda assim, acerta (na base do “chute ponderado”) mais – 95 questões. Mas, como respondeu todas, errou 25. Sua nota, portanto, será menor do que a anterior.

Ambas as técnicas de chute são polêmicas e possuem críticas.  Não existe uma fórmula mágica e muito menos uma estratégia infalível.

O cenário ideal é aquele em que você consegue responder todas as questões sem precisar chutar. Você precisa estar bem preparado para a prova e dominar os conteúdos cobrados, porém, se alguma questão lhe pegar de surpresa, você sabe que poderá “chutar melhor” seguindo uma das dicas anteriores.

Cespe grátis

 

Dicas Preciosas para Vencer o Cespe

.
Imagine a seguinte situação: Você abre o seu caderno de provas, começa a ler as questões e sorri – você já viu aquilo. Muitas vezes. Já resolveu esse tipo de questões antes.

Você conhece a estrutura da prova: um texto longo, uma questão para cada parágrafo. Questões cansativas de raciocínio lógico. Tudo ok, você sabe o que está fazendo.

Faz toda a prova tranquilamente. Chega ao resultado de cada uma questão. Marca o cartão-resposta. E sai satisfeito. Boa prova.

Parece um sonho? Não. Simplesmente, você se preparou de verdade, como deve ser. Um dia, todo candidato dedicado atinge esse ponto. Mas é preciso saber o que fazer para chegar lá.

Aqui vão algumas dicas que realmente funcionam:

 

  • Dica Cespe #1 – Quer ganhar um pouco de confiança durante a prova? Comece a responder a prova pela matéria que você gosta ou sabe mais.

Você não precisa fazer a prova na ordem das matérias que são apresentadas. Comece a responder as matérias que você estudou mais, que tem mais afinidade ou sente mais segurança em responder. Esse pequeno ajuste te trará automaticamente mais segurança para o restante da prova.

 

  • Dica Cespe #2 –  Quando você estiver em dúvida sobre uma resposta, destaque a questão com um ponto de interrogação, e siga respondendo as outras questões. Quando você revisar a prova, tente identificar se você estava apenas em dúvida ou não sabe mesmo o que responder.

Se você estiver apenas em dúvida, arrisque! Afinal de contas, você se preparou bem para a prova e, portanto, há uma grande chance de acertar a maioria das questões que tem dúvida.

 

  • Dica Cespe #3 – O Cespe/UnB valoriza muito o conhecimento dos seus candidatos. Suas questões cobram mais do que apenas a decoreba, exigem raciocínio, entendimento da matéria, capacidade de analisar e interpretar dados, e, muitas vezes, contam com questões interdisciplinares.

A dica aqui é: treine bastante realizando provas anteriores de concursos organizados pelo Cespe. Faça provas inteiras do concurso que você está estudando ou escolha as matérias que caem em sua prova. Acostume-se com o estilo Cespe.

 

  • Dica Cespe #4 – Não se cobre tanto durante a prova. Por mais que você estude, dificilmente conseguirá gabaritar uma prova do Cespe. Normalmente, os primeiros colocados nos concursos organizados pelo Cespe fazem 80% dos pontos. Sendo assim, mesmo que você esteja muito bem preparado para a prova, não se desespere ao se deparar com questões que você não sabe responder. Isso é super normal!

 

Brinde Grátis

,
Espero que as dicas acima tenham te animado e te deixado mais confiante para encarar uma prova do Cespe. Aproveite também para conferir algumas técnicas que vão te ajudar a estudar as matérias de sua prova:

 

Agora, quero te dar um brinde muito especial para vencer a temida banca Cespe/Cebraspe.

Quem está se preparando para um concurso público sabe qual é a disciplina cobrada, de maneira unânime, em todas as provas: Língua Portuguesa.

Você sabia que 60% das reprovações nos Concursos e Enem é devido a prova de Língua Portuguesa?

Pode parecer simples, mas a disciplina é a pedra no sapato de muitos candidatos. Uma pesquisa feita pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) revelou que 4 em cada 10 brasileiros são reprovados em processos seletivos por não dominarem a Língua Portuguesa.

Lembrando que a matéria é a que costuma ter o maior número de questões em provas e o maior peso nas seleções públicas. Muitos concursos têm colocado Português como classificatório e eliminatório. Mas a importância dele vai muito além: se o concurso prevê questões de Raciocínio Lógico, é preciso ter um bom Português para entender os enunciados.

Existem algumas diferenças na cobrança de conteúdos de Língua Portuguesa de acordo com as bancas organizadoras.

Nas provas do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), 45,8% dos tópicos exigem interpretação de textos, já nas avaliações da Escola da Administração Fazendária (Esaf), este assunto representa 28,3% dos itens.

Baixe agora o brinde exclusivo do Balcão em parceria com o site Português 360º

Download Grátis Concurso Clique Aqui

É um pdf com Questões Objetivas de provas organizadas pelo Cespe/UnB. Todas as questões são de concursos atuais, realizados em 2017/2018 e contém o gabarito oficial dos concursos. Imperdível!

 

 

Bons Estudos!

.
Compartilhe BC

Dicas Cespe/UnB – Os Segredos para sua Prova【com Brinde Grátis】
5 (100%) 2 votes

One reply on “Dicas Cespe/UnB – Os Segredos para sua Prova【com Brinde Grátis】

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *