Concurso Imesc 2018: Cargos, Apostila e Inscrições

Passar em um concurso público é o sonho de grande parte dos brasileiros e o concurso Imesc 2018 pode ser uma das boas oportunidades para quem deseja seguir este caminho no decorrer do ano.

Autorizado ainda em novembro de 2017 e confirmado por Flavio Dino, então governador do Maranhão, o pleito prevê pelo menos 10 vagas, que por sua vez serão direcionadas a profissionais de diversas frentes na área de pesquisa.

Ainda de acordo com as informações repercutidas no ano passado, este será o primeiro concurso público do Instituto Maranhense de Estudos Socieconômicos e Cartográficos, que já funciona no Maranhão há pelo menos uma década.

Na sequência você confere maiores detalhes a respeito das inscrições do concurso Imesc 2018 e também sobre o que esperar de mais esse importante certame previsto para os próximos meses na região nordeste do país.

Veja Também:

Inscrições do concurso Imesc 2018

Ao longo das últimas semanas, tem sido grande a expectativa pela efetiva abertura das inscrições para o concurso Imesc 2018, mas de concreto, porém, há apenas a confirmação oficial do planejamento do concurso para esse ano.

Na ocasião da autorização do concurso, a previsão feita foi a de que a seleção aconteceria ainda no primeiro semestre de 2018, conforme confirmado por André Lustosa, diretor administrativo e financeiro do Instituto.

Ele confirmou que uma solicitação para a realização do certame seria direcionada à comissão da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência e que, após devido processo padrão, a própria deveria seguir o caminho a fim de contratar a organizadora. As notícias deixaram em alta a expectativa da maioria dos candidatos interessados na oportunidade.

Apesar disso, porém, poucas novidades foram reveladas ao longo dos últimos meses a respeito da abertura do edital ou início das inscrições. Em meio a esse cenário, então, seguimos acompanhando de perto todas as notícias relacionadas e em breve publicaremos por aqui quaisquer novidades nesse sentido.

A seguir, falamos um pouco a respeito dos detalhes já revelados do certame e apresentamos alguns dos dados que mais têm chamado a atenção dos interessados em concorrer às vagas oferecidas.

O Imesc e o salário previsto no concurso 2018

De modo geral, o Imesc é responsável pela pesquisa aplicada ao planejamento público. O Instituto foi o responsável, por exemplo, por desenvolver uma série de estudos e pesquisas, que por sua vez contribuíram com a implementação de um banco de dados com informações relevantes sobre aspectos socieconômicos e cartográficos da população do Maranhão.

Com base nisso, parece seguro afirmar que o profissional aprovado no concurso Imesc 2018 deverá ser direcionado a uma das frentes de trabalho nesse sentido, o que eventualmente pode demandar um período de adaptação.

Vale destacar, no entanto, que os esforços dos interessados tendem a ser recompensados, pois conforme as informações divulgadas no final de 2017, o salário inicial previsto aos trabalhadores é da ordem de R$ 3.890, algo próximo de quatro salários mínimos vigentes no país atualmente.

O valor da remuneração explica naturalmente a importância do concurso público não só para a região nordeste, mas para todo o país. Isso porque investimentos dessa natureza tendem a evidenciar a importância em valorizar pesquisas atreladas a planejamento.

Outro dado que ajuda a explicar a relevância do concurso Imesc 2018 é a quantidade de recursos alocados pelo Governo para a realização do certame.

Conforme as informações divulgadas em novembro de 2017, foram investidos cerca de R$ 612 mil para a realização do pleito, sem contar as ações para valorização dos servidores que vêm sendo realizadas desde 2015 por meio do próprio Instituto.

Diante de tudo o que foi dito, o trabalhador que conseguir passar no concurso Imesc 2018 tende a fazer parte de uma engrenagem pública em ascensão e que já conta com uma nova sede e instrumentos de trabalho direcionados ao bom desenvolvimento de suas funções.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *