Concurso Ematerce 2018: Edital, Cargos, Provas, Inscrições e Apostila

O engenheiro agrônomo Camilo Santana, governador do Ceará (PT), confirmou no início de maio a surpresa que já havia feito ao seu Estado em setembro do ano passado, durante o Congresso Brasileiro de Agronomia que aconteceu em Fortaleza, capital do Estado. Acontecerá o Concurso Ematerce 2018, destinado a vários cargos na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará.

.

A importância do Concurso Ematerce 2018

A surpresa para o Concurso Ematerce 2018 tem suas razões. Há 33 anos, o Ceará não faz concurso para a renovação do quadro de funcionários da Ematerce, o que se mostra indispensável para a implantação da política agrária moderna e de boa tecnologia, como necessita o Estado, normalmente afetado por estiagens infindáveis.

Nos últimos dias, por exemplo, o Governo anunciou investimentos de R$ 68,5 milhões, parte em parceria com organismos federais, para a instalação de 80 mil cisternas em 121 municípios cearenses que enfrentam séria estiagem há seis anos consecutivos.

Na mesma direção, o Governo realizou, dia 29 de maio, o primeiro encontro de Avaliação do Plano Plurianual 2016/19. Serão 14 encontros em um mês, até 29 de junho, quando técnicos da Ematerce encontram-se com profissionais do agronegócio de todo Estado na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, para avaliação final.

É nesse contexto que se insere o Concurso Ematerce 2018 – preparar a modernização da agropecuária cearense, dentro de parâmetros de alta tecnologia que ofereçam respostas às necessidades, tanto dos produtores como dos consumidores, por produtos mais baratos, abundantes e de melhor qualidade.

Quanto às cisternas, por exemplo, disse o governador Camilo Santana em conferência de imprensa: “São cerca de 80 mil cisternas que estão faltando para atingirmos o objetivo de atender a este importante objetivo das famílias cearenses, que enfrentam seis anos consecutivos de estiagem”, lembrou.

Veja Também:

 

Edital, cargos e vagas do Concurso Ematerce 2018

É importante que todos os que pretendem fazer este Concurso Ematerce 2018 fiquem atentos ao edital que, segundo o governador Santana, deve ser publicado até agosto. Também ainda não foram definidos os cargos a serem preenchidos.

A intenção do Governo é que as provas sejam realizadas até agosto, para que sejam cumpridas as regras definidas pela legislação eleitoral, que proíbe algumas ações governamentais, como concursos, durante o período da campanha política eleitoral.

Por isso, o Concurso Ematerce 2018 está recebendo por parte do Governo toda a atenção que permita a abreviação de etapas e sua realização ainda este ano. “Vamos fazer o possível para abreviar etapas, sempre de acordo com o que prevê a legislação”, disse Camilo Santana a jornalistas cearenses.

Sabe-se apenas que serão 263 vagas, mas, sem precisar cargos e nível técnico por enquanto. É o que está sendo definido por uma comissão nomeada pelo governador e cujo objetivo é exatamente saber quais as principais deficiências da Ematerce nesses 33 anos sem a contratação de novos profissionais.

A comissão organizadora do Concurso Ematerce 2018, que já está sendo definida, será a responsável pela definição dos cargos, seguindo estudo de demanda em elaboração, e contratação de empresa especializada para a confecção e realização das provas.

Inscrições para o Concurso Ematerce 2018

Como ainda não há essa definição dos cargos a serem ocupados, mas há a clara intenção do governo do Ceará na realização do concurso ainda este ano, resta aos interessados – de engenheiros agrônomos a técnicos agrícolas, passando por áreas administrativas – iniciarem desde já sua preparação para que possam ter mais chances de obter bons resultados no Concurso Ematerce 2018.

Afinal, sabe-se que para este tipo de concurso existem algumas regras básicas, que se iniciam pelo conhecimento específico da área a ser abrangida – neste caso, técnicas rurais de nível superior e média –, bem como pela legislação inerente à área.

Além disso, todo interessado no Concurso Ematerce 2018 pode acessar o site oficial do órgão clicando aqui. Convém acompanhar tudo o que a Ematerce anda fazendo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *