Concurso Detran AL 2018: Cargos, Edital, Provas e Inscrições

Após mais de dezessete anos de espera, os concurseiros alagoanos finalmente terão a chance de concorrer a um cargo no Detran. O Concurso Detran AL 2018 foi praticamente confirmado após seguidas reivindicações dos próprios funcionários da organização, que atualmente enfrenta problemas em suas atividades por falta de servidores.

O principal indício para a realização das provas foi uma publicação no Diário Oficial de Alagoas, que ocorreu no dia 04 de junho e abre o processo para o concurso do Departamento Nacional de Trânsito do estado.

Como a questão já foi encaminhada para o Gabinete Civil, a expectativa é que a seleção seja feita ainda no fim deste ano.

A seguir, confira os impasses que motivaram o Concurso Detran AL 2018 e as demais informações relevantes para quem deseja se preparar para o lançamento do edital.

Entenda a motivação do novo processo seletivo

Entre o fim de novembro e o início de dezembro de 2017, o Sindicato dos Servidores do Detran de Alagoas realizou uma série de manifestações que tinham como principal objetivo as seguintes pautas:

  • Maior autonomia para o órgão, tanto administrativa quanto financeira;
  • Revisão do Plano de Cargo e Carreiras;
  • Seleção de novos colaboradores.

A necessidade de ampliar o quadro colaborativo é nítida entre a categoria. Se a carência atual já é de 140 funcionários, o número se tornará ainda maior com a previsão da aposentadoria de outros 70 servidores em março de 2019.

Toda a preocupação com o tema foi refletida em uma nova greve neste ano, que teve início em fevereiro e, dessa vez, se estendeu por mais de um mês, sendo capaz de surtir efeito em todas as unidades do departamento no estado.

É fato que as reivindicações tiveram o impacto desejado e culminaram na iminência do Concurso Detran AL 2018. Ainda que a sua data não esteja definida, uma série de informações indica o que os candidatos podem esperar do processo seletivo!

Conheça mais detalhes do Concurso Detran AL 2018

É importante ressaltar que a última seleção para o departamento de trânsito alagoano foi feita no ano de 2001, por isso, é difícil determinar os detalhes do Concurso Detran AL 2018 com exatidão.

Os cargos oferecidos ainda não foram divulgados, bem como o número de vagas, mas é esperado que a demanda de 210 novos servidores seja atendida.

Mesmo que a quantidade dos postos de trabalho oferecidos seja relativamente alta, a tendência é que a concorrência seja muito acirrada entre os candidatos, tendo em vista todo o tempo passado desde o último concurso.

O piso salarial no departamento hoje em dia é de R$ 3.200,00, mas uma das pautas dos grevistas previa o aumento para o valor de, no mínimo, R$ 4.800,00. Sendo assim, quem participar do Concurso Detran AL 2018 já pode torcer pela revisão exigida.

Saiba o que esperar sobre as inscrições para a prova

Quem deseja participar do processo de seleção para o Detran alagoano deve ter em mente que, uma vez no Gabinete Civil, a questão ainda deve ser analisada por diversos departamentos até a sua autorização.

Mesmo ao fim dos trâmites governamentais, uma comissão será estabelecida para acompanhar as questões técnicas das provas, como é o caso da escolha da banca organizadora.

O processo de inscrição geralmente é rápido após a divulgação do cronograma, mas os interessados no Concurso Detran AL 2018 podem esperar que o processo se estenda até os últimos meses do ano ou, no pior dos casos, até o início de 2019.

Não perca a chance de participar da seleção!

Por mais que a prova anterior seja muito antiga e, por isso, não possa ser utilizada como base para os estudos do novo processo seletivo, os temas já abordados nas seleções dos departamentos de trânsito de outros estados podem servir de base para quem deseja adiantar os seus estudos.

E você, já sabia que da iminência destas novas vagas? Gostou das nossas dicas?

Deixe o seu comentário sobre o tema e continue acompanhando o nosso blog para não perder nenhum detalhe sobre o lançamento do Concurso Detran AL 2018!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *